Serviços

Banco de Perucas

O espaço é especializado em empréstimo e venda de perucas para as mulheres de Xanxerê e região Oeste de Santa Catarina em tratamento quimioterápico. O Banco de Perucas da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê (RFCC) funciona no andar térreo da entidade e oferece perucas adulto e infantil, além de turbantes, toucas, lenços e chapéus.

O Banco de Perucas funciona com agendamento prévio, através do telefone 49 3433.7444 ou celular 49 99964.0828

Geralmente uma paciente em tratamento quimioterápico costuma utilizar a peruca por seis meses a um ano. Durante este período, a peruca não poderá ser trocada e deverá ser bem conservada, pois após devolução e manutenção de rotina, será utilizada por outra paciente.

Após a primeira escolha e período de adaptação de 20 dias, caso ocorra desconforto, será permitida a troca para outro modelo de peruca.

Atendimento Socioassistencial

A assistente social realiza atendimento individual, entrevista socioeconômica e visitas domiciliares para garantir às pacientes e seus familiares o acesso às políticas sociais, com o objetivo de orientar como a saúde, a educação, Previdência Social, habitação e a cultura. O Serviço Social também elabora os projetos necessários para solicitação de recursos junto aos órgãos governamentais.

Atendimento de Psicoterapia

Vivenciar diferentes relações, distintas histórias e entrar em contato com as transformações acarretadas pela doença, faz com que tanto o paciente como os membros da família passem por constantes mudanças. É um momento de adaptação, abandono de hábitos e rotinas, limitações e etc. Deste modo, cabe ao Psicólogo orientar e intervir. O atendimento na RFCC é realizado individual e em grupo.

Fisioterapia

A Fisioterapia é fundamental no tratamento de pacientes com diagnóstico de câncer, pois oferece intervenções às diversas alterações que podem ocorrer. Também previne alguns distúrbios causados pela cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Busca reabilitar e adequar as necessidades de cada mulher e, sobretudo, inseri-las novamente em suas atividades de vida diária. Dentre os procedimentos fisioterapêuticos que podem ser empregados destacamos: a drenagem linfática manual, pressoterapia, exercícios ativos e passivos, exercícios respiratórios, treino de marcha, equilíbrio, orientações aos familiares e cuidadores, reeducação postural e readaptação domiciliar caso haja necessidade.

Próteses Mamárias Externas Artesanais

A RFCC de Xanxerê disponibiliza Próteses Mamárias Externas Artesanais às mulheres portadoras de câncer de mama, mastectomizadas. As peças são confeccionadas com painço e são produzidas na entidade pelas Voluntárias Internas e Vitoriosas.

Mulheres mastectomizadas devem fazer uso de próteses mamárias externas, não somente pela estética, mas para manter a postura, uma vez que evita a elevação do ombro e a deformidade da coluna vertebral em função da diminuição do peso ocasionado pela retirada da mama.

Existem vários tipos de próteses mamárias externas: polipropileno, painço e silicone, por exemplo. No momento a RFCC fornece próteses de painço.

Visitas Domiciliares/Hospitalares

Mulheres impedidas de frequentar a Sede devido à doença, recebem visitas domiciliares da equipe técnica da RFCC para acompanhamento e atendimento psicológico e fisioterápico, além de apoio higienodietético.

Também são realizadas visitas em situações de vulnerabilidade social para auxílio e entrega de benefícios.

As visitas são realizadas conforme a demanda.