Detecção precoce

Os exames de detecção precoce do câncer servem para detectar a possibilidade da presença de um câncer. Eles podem contribuir para a redução do número de mortes pela doença. Quando o câncer é detectado nos estágios iniciais, ele geralmente pode ser tratado antes de disseminar-se.

Geralmente, os exames de detecção precoce não são definitivos. Os resultados são confirmados ou refutados com exames e testes adicionais.

Os exames de detecção precoce também podem produzir resultados falso-negativos – resultados que não revelam qualquer indício de um câncer que, na realidade, está presente. Resultados falso-positivos podem criar um estresse psicológico indevido e podem levar à realização de outros exames caros e arriscados. Resultados falso-negativos podem criar nos indivíduos uma falsa sensação de segurança. Por essas razões, o médico deve refletir cuidadosamente em relação à realização ou não desses exames.

Dois dos exames de detecção precoce mais amplamente utilizados em mulheres são o exame de Papanicolao (para detectar o câncer de colo uterino) e a mamografia (para detectar o câncer de mama). Esses dois exames de detecção precoce têm fornecido resultados satisfatórios em termos de redução das taxas de mortalidade devida a esses tipos de câncer.

A determinação da concentração sérica do antígeno prostático específico (PSA) é um exame e detecção precoce comum para os homens. A concentração sérica do antígeno prostático específico está elevada nos homens que apresentam câncer de próstata. No entanto, ela também está elevada em homens que apresentam um tumor prostático benigno.

Outro exame de detecção precoce comum é a pesquisa de sangue oculto nas fezes. O sangue oculto não pode ser observado a olho nu. A amostra de fezes deve ser examinada, e a detecção de sangue oculto é um indício de que há algo de errado no cólon. O problema pode ser um câncer, embora muitos outros distúrbios também possam causar a perda de pequenas quantidades de sangue nas fezes.

Alguns exames de detecção precoce podem ser realizados em casa. Por exemplo, para as mulheres, o autoexame mensal das mamas é sumamente valioso para ajudar a detectar o câncer de mama. O exame periódico dos testículos pode ajudar os homens a detectar o câncer de testículo, uma das formas de câncer mais curáveis quando diagnosticada precocemente. O exame periódico da boca em busca de lesões pode ajudar a detectar o câncer de boca em sua fase inicial.