Serviços

Atendimento Psicológico

Vivenciando diferentes relações, distintas histórias e em contato com as transformações acarretadas pela doença, tanto o paciente como os membros da família passam por constantes mudanças e adaptações. É um momento de muitas perdas, como a do papel social, abandono de hábitos e rotinas, limitações, etc. Deste modo, cabe ao Psicólogo orientar e intervir.

A psicoterapia tem como principais objetivos:

  • Proporcionar o autoconhecimento do indivíduo;
  • Desenvolver novas formas de ser, de ver e viver no mundo;
  • Restabelecê-lo cognitivamente;
  • Proporcionar um espaço de reflexão sobre si mesmo, sua vida e o contexto onde vive;
  • Desligar o paciente do sofrimento desnecessário e ajudá-lo a lidar com aquele que é inevitável;
  • Melhorar a qualidade de vida;
  • Reduzir a angústia, a ansiedade, o medo, etc;
  • Aumentar a autoestima;
  • Criar estratégias para lidar com a doença;
  • Restabelecer o equilíbrio psicológico.

Psicoterapia em grupo

O grupo é uma forma de trabalhar questões que trazem sofrimentos no aqui-agora, a partir do coletivo. Além de ser de extrema importância para o processo terapêutico, pois ajuda o paciente a perceber coisas no grupo e através do grupo, além de oportunizar a expressão e o uso da criatividade e espontaneidade, uma vez que falar de si e compartilhar seus sentimentos, suas vivencias, estimulando a troca, o entendimento, o diálogo, resultando em uma reflexão individual. O grupo é um momento de encontro e criação que permitirá a superação de conflitos, pois o paciente passa a ser protagonista de seu processo, gerando crescimento pessoal e relacional.

Fisioterapia

A Fisioterapia é fundamental no tratamento de pacientes com diagnóstico de câncer ao oferecer acompanhamento às diversas alterações que podem ocorrer, assim como prevenir os distúrbios causados pela cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Busca reabilitar e adequar as necessidades de cada mulher e, sobretudo, inseri-las novamente em suas atividades de vida diária. Dentre os procedimentos fisioterapêuticos que podem ser empregados destacamos: a drenagem linfática manual, pressoterapia, exercícios ativos e passivos, exercícios respiratórios, treino de marcha, equilíbrio, orientações aos familiares e cuidadores, reeducação postural e readaptação domiciliar caso haja necessidade.

Mulheres com câncer de mama passam por cirurgia para retirada do tumor, parte da mama, ou até mesmo de toda a mama (mastectomia). Mesmo com a evolução das técnicas cirúrgicas, ocorrem disfunções no membro superior homolateral ocasionadas pela secção de nervos, vasos, músculos, tendões e gânglios linfáticos. O que torna a amplitude de movimento limitada e dolorosa. O objetivo da fisioterapia nessas pacientes é restabelecer o mais rápido possível a função do membro superior, reeducar a cintura escapular, orientar cuidados com a cicatriz e até prevenir complicações linfáticas.

Prótese Mamária Externa

A RFCC de Xanxerê disponibiliza, em parceria com o CEPON, prótese mamária externa às mulheres portadoras de câncer de mama mastectomizadas da Região AMAI. As próteses de silicone são acompanhadas de soutien próprio e são entregues diretamente na sede da RFCC. Para a realização do cadastro as mulheres podem dirigir-se até a Rede Feminina munidas de documentos pessoais (RG, CPF, Cartão SUS), comprovante de residência atualizado e exame anatomopatológico.

Mulheres mastectomizadas devem fazer uso de próteses externas, não só pela estética, mas para manter a postura, uma vez que evita a elevação do ombro e a deformidade da coluna vertebral em função da diminuição do peso ocasionado pela retirada da mama.

Existem vários tipos de próteses mamárias externas: polipropileno, painço, silicone. A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê é credenciada pelo CEPON – Florianópolis para fornecer gratuitamente próteses externa de silicone às mulheres mastectomizadas da região da AMAI.

Visitas domiciliares / Apoio Higienodietético

Mulheres impedidas de frequentar a Sede devido à doença, recebem visitas domiciliares da equipe técnica da RFCC para acompanhamento e atendimento psicológico e fisioterápico, além de apoio higienodietético.

Visitas hospitalares

Através de acordo com a diretoria do Hospital Regional São Paulo, a equipe técnica da Rede realiza visitas hospitalares, com a finalidade de apresentar os serviços oferecidos pela entidade.

Atendimento Socioassistencial

Prestado por Assistente Social Voluntária (Marivete Zaffari), que presta atendimento individual, visitas domiciliares, encaminhamentos e monitoramento cadastral, com o objetivo de oferecer o apoio necessário na área sócio assistencial de acordo com a demanda das Vitoriosas e seus familiares.