Projetos

Outubro Rosa

Movimento popular internacional de luta contra o câncer de mama, o Outubro Rosa foi assim batizado devido à cor do laço que simboliza em todo o mundo a luta contra essa doença. O Outubro é um mês inteiro dedicado à conscientização e engajamento da população, de empresas e de entidades contra o câncer que mais causa morte entre as mulheres.

História

O Outubro Rosa nasceu nos EUA, nos anos 90, quando o laço pink foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura (1990). A primeira iniciativa de iluminação com luz rosa no Brasil foi no Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo, em 2002. O movimento chegou a Florianópolis em 2009, através da parceria entre a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc), a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e a Secretaria Municipal de Saúde, iluminando a Praça XV de Novembro e o Lago das Bandeiras, na cabeceira da Ponte Pedro Ivo.

Em Xanxerê, o movimento acontece desde 2009, por iniciativa da Rede Feminina através de encontros educativos ou festivos para lembrar da alta incidência do câncer de mama e de como preveni-lo ou diagnosticá-lo precocemente. A Rede realiza o Coquetel Rosa que reúne, tradicionalmente, cerca de 500 mulheres no Centro Comunitário da Igreja Matriz e também disponibiliza para aquisição da população em geral, camisetas da Campanha e itens variados alusivos à mesma.

Como participar do Outubro Rosa

Para aderir ao movimento, basta promover ações que marquem outubro como o mês da luta contra o câncer de mama. Engaje-se, use a criatividade e participe! Envolva sua cidade, sua empresa, a família e os amigos. Qualquer ação é bem-vinda, mas deve estar sempre acompanhada da informação sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

 Saiba como você pode fazer a diferença.

  • Ilumine em tons cor-de-rosa prédios, praças, monumentos, lojas e escritórios;
  • Pinte muros, calçadas, meio-fio, faixas de segurança;
  • Coloque banners ou laços cor-de-rosa em fachadas, sacadas, janelas;
  • Adapte seu site com a inserção de banner do Outubro Rosa ou do laço cor-de-rosa;
  • Envolva funcionários e colaboradores, com palestras, distribuição de material informativo, e sugira a eles para que usem detalhes cor-de-rosa nas roupas.
  • Organize oficinas e palestras sobre o autocuidado com a saúde e sobre a saúde da mama para pais e familiares dos alunos;
  • Realize parcerias com as organizações e grupos de apoio à saúde da mama em ações de sensibilização pública;
  • Pendure panos, faixas ou um laço cor-de-rosa em sua fachada, sacada, janelas;
  • Enfeite seu carro com fitas cor-de-rosa na antena, no retrovisor ou no chaveiro;
  • Vista-se de cor-de-rosa, crie um detalhe no seu figurino, um lenço, uma fita ou um cachecol amarrado à bolsa ou à mochila;
  • Use e abuse do rosa no seu site e redes sociais;
  • Fale com outras pessoas sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama;

 

Calendário das Vitoriosas

O Calendário das Vitoriosas é um projeto desenvolvido desde 2015, e tem por objetivo o resgate da autoestima e reinserção social das mulheres que frequentam a entidade. A escolha das pacientes que representam os meses do ano é realizada por sorteio, que contempla mulheres de todas as faixas etárias. Vivenciar com nossas Vitoriosas a maquiagem, o penteado, a escolha do vestuário e acessórios, além das sessões de fotos, é uma lição de vida e uma terapia para todas as pessoas envolvidas nesse projeto, a quem agradecemos imensamente. É a maior prova de que a vida continua e, pode sim, ser muito melhor após um câncer.

 

Almofadas do Coração

Este projeto foi elaborado por voluntárias, criado para ajudar pacientes portadoras de câncer de mama. A almofada foi desenvolvida para facilitar o posicionamento do braço após o processo cirúrgico da mama, diminuindo o edema pós-operatório, reduzindo o risco de complicações.

  

Implantar junto à RFCC um grupo de apoio para acesso a garantia dos direitos das pessoas com câncer e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, visando prepara-los para amenizar o enfrentamento da doença e fornecer orientações através de informações nas diversas área. É oferecido duas vezes por ano para pacientes, familiares e comunidade de uma forma geral, priorizando o público da assistência social.