Oficinas

Informática

Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais. Tendo em vista o grande avanço tecnológico dos últimos anos, a necessidade deter um conhecimento básico sobre informática, influencia nas vidas das pessoas.

Através deste aprendizado, busca-se não apenas um passatempo, mas sim, um encontro semanal das Vitoriosas com as tecnologias, estimulando movimentos, agilidades e raciocínio logico. Também encontrando soluções para simples problemas, interagindo com o mundo e com elas mesmas, dando-lhes mais motivos para continuar a caminhada.

Ginástica

A prática regular da atividade física pode reduzir o risco de vários tipos de doenças, como promover o bem estar psicológico, melhorar a autoestima e correção da postura.

O esforço em adotar hábitos mais saudáveis proporciona melhores condições para enfrentar a atual vida cotidiana, cada vez mais agitada e repleta de estímulos estressantes.

Flexibilidade, força, coordenação, agilidade e resistência também são aspectos que podem ser constatados como benefícios por meio da prática da Ginástica. Mentalmente, a disposição, energia e bem-estar podem ser adquiridos pela Ginástica, melhorando a sensação de cansaço e até mesmo preguiça, além de permitir maior concentração nas atividades que devem ser realizadas.

Dança

A arte de dançar vem de milhares de anos, iniciada pelas povos primitivos. Eles dançavam para celebrar diversas ocasiões como em casamentos, em períodos de colheitas, em momentos de alegria e tristeza ou em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa das artes, envolvendo vários elementos artísticos como a música e o teatro. Através dela, uma pessoa pode expressar seu estado de espírito, exprimindo das mais simples às mais fortes emoções. É uma forma de comunicação usando linguagem própria não-verbal.

Muito mais do que simplesmente mexer o corpo ao ritmo de uma música, a dança tem um significado além da expressão artística. Já dizia o ditado “Quem dança os males espanta”. E é através dela que pode-se encontrar uma opção de lazer, uma fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e também é uma forma de interação social através do movimento.

No decorrer do tempo, a dança teve forte influência na sociedade. É uma forte via de socialização e disseminação da cultura, proporcionando ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo o mundo.

A dança está presente até hoje, diversificada em suas formas e variedades. Atinge todas as camadas da sociedade e sempre nos acompanha, desde a infância até a velhice. A dança é um elemento que gera satisfação pra quem a prática, que nos acompanhará até que haja música e ritmo na vida.

 

Terapia Ocupacional

Oficinas de pintura em tecido (com professora especializada na área) e artesanato e trabalhos manuais (com voluntárias da entidade), oferecidas na Sede da Rede, têm por objetivo estimular a convivência entre Vitoriosas com o compartilhamento dos dissabores e conquistas durante e após o tratamento oncológico; bem como, proporcionar-lhes o aprendizado de habilidades que poderão ser úteis pra complementar renda e facilitar a reinserção no mercado de trabalho.