O Câncer no Brasil e no mundo

A União Internacional de Controle do Câncer (UICC), maior organização de luta contra o câncer, com 475 organizações membros em 125 países, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que, no ano de 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente com câncer.

Atualmente, 14 milhões e 100 mil de casos são diagnosticados por ano no mundo, com 8 milhões e 200 mil mortes.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima cerca de 600 mil novos casos de câncer no Brasil atualmente.

A tendência, segundo a União Internacional de Controle do Câncer (UICC), é do aumento de 50% no número de novos casos de câncer até 2020, com o dobro de casos fatais. No Brasil, a situação pode ser considerada mais grave, pois enquanto nos outros países um paciente tem sobrevida de 12 a 16 anos, aqui este tempo é reduzido para entre 2 a 4 anos.

A maior incidência de câncer no Brasil e no mundo se deve às mudanças de hábitos da sociedade.

Caso esse padrão se mantenha o câncer vai se tornar a principal causa de morte no Brasil em 2020, ultrapassando as doenças cardiovasculares. Atualmente está na segunda posição com 190 mil mortes anuais.

O câncer de mama feminino é o segundo mais incidente no mundo (1,6 milhão de casos previstos para 2012) e a segunda causa de morte da mulher brasileira, só perdendo para as doenças do coração. A cada dois minutos uma mulher recebe o diagnóstico de câncer de mama no mundo e a cada 13 minutos uma morre em decorrência da doença. No Brasil, todos os anos surgem 57.960 mil novos casos de câncer de mama. Destes novos casos anuais, 10 mil mulheres não resistem.

O câncer de pulmão é o tumor maligno mais comum em todo o mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de um milhão e setecentos mil casos novos são diagnosticados anualmente; sendo a principal causa de morte por câncer em todo o mundo.

Apesar de ser um tipo frequente de câncer e de causar muitas mortes, o câncer de pulmão é uma doença potencialmente evitável. O consumo de tabaco está estritamente associado ao desenvolvimento desse câncer e é a causa de cerca de 90% de todos os casos.