Banco de Perucas

As mulheres de Xanxerê e região Oeste de Santa Catarina em tratamento quimioterápico possuem um espaço especializado para empréstimo e compra de perucas. O novo Banco de Perucas da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê (RFCC) foi o primeiro do Estado a oferecer perucas de todos os tamanhos e cores a mulheres que passam por um momento delicado da vida, o tratamento de um câncer.

Desde junho de 2013, o Banco de Perucas que já funcionava há cerca de dez anos em parceria com cabeleireira voluntária, passou a prestar atendimento junto ao andar térreo da Sede, num ambiente especialmente criado para proporcionar às mulheres em tratamento quimioterápico, toda privacidade necessária em momento tão difícil de suas vidas.

Funcionamento do Banco de Perucas

O Banco de Perucas funciona com agendamento prévio, através do telefone 49 34337444, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min.

As pacientes são atendidas por uma equipe treinada, formada pela psicóloga Mônica Gazziero, pela secretária Alana e pela coordenadora da Sede e também fisioterapeuta Michele Barbieri, que vão auxiliar na escolha e adaptação das perucas à pessoa interessada. Teremos uma cabeleireira voluntária que fará retoques sempre que necessário, para adaptar a peruca conforme a necessidade de cada paciente.

Geralmente uma paciente em tratamento quimioterápico costuma utilizar a peruca por seis meses a um ano. Durante este período, a peruca não poderá ser trocada e deverá ser bem conservada, pois após devolução e manutenção de rotina, será utilizada por outra paciente.

Entretanto após a primeira escolha e período de adaptação de 20 dias, ocorrendo desconforto, será permitido uma troca para outra modelo de peruca.

As perucas são importadas e de cabelo sintético. Também poderão ser compradas, caso a paciente preferir. Com isso, novas perucas serão adquiridas para serem inclusas no Banco e sempre ter modelos novos.

Conforme explica a responsável técnica do Banco e psicóloga Mônica Gazziero, a perda do cabelo representa uma série de conflitos para a paciente, uma vez que o cabelo é simbólico socialmente e representa toda feminilidade.

– Ao estar careca, a mulher acaba expressando a sociedade esse momento mais frágil da vida. Ocorre uma perda na autoestima, alteração na imagem corporal e elas têm dificuldades de se olhar no espelho, de se tocar e até mesmo vergonha de sair na rua, o que acaba gerando quadros de ansiedade, quadros depressivos e uma série de fatores psicológicos que acabam interferindo – explica a psicóloga.

O Banco de Perucas tem como finalidade fazer com que as mulheres se sentiam familiarizadas, que consigam se olhar a partir de um espaço mais privativo onde terão esse cuidado a fim de que recebam uma melhor qualidade de vida.

Banco de Perucas Banco de Perucas Banco de Perucas Banco de Perucas