Notícias

11 de maio de 2017 - 13:51 | Banco de perucas Geral

RFCC proporciona nova opção com perucas infantis

RFCC proporciona nova opção com perucas infantis

O Banco de Perucas da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê funciona há quatro anos com ambiente especializado junto a sede para criar a privacidade necessária às mulheres em tratamento quimioterápico. A partir do mês de maio, o serviço integra também opções de perucas infantis.

No ano passado, a instituição recebeu a solicitação de uma criança da região que estava passando por um câncer, de que gostaria de usar uma peruca durante o tratamento quimioterápico. A responsável técnica do Banco e psicóloga, Monica Gazziero, explica que não há uma grande demanda pelas perucas infantis, mas a partir dessa solicitação o Banco de Perucas conseguiu as perucas para proporcionar ao público mais essa opção. “Crianças que passam pelo câncer poderão vir até a sede para conhecer as perucas, mas também mulheres que têm a cabeça menor poderão se utilizar dessa opção. Desde que o banco surgiu sempre observamos qual a maior demanda, o que está faltando e o que é necessário trazer como diferencial. A questão do estoque de perucas também optamos por ter uma variedade grande de cores e cortes para que se aproxime ao máximo possível do gosto das Vitoriosas. A maioria delas buscam algo similar ao que tinham, já que preferem que as pessoas não notem a mudança”, declara.

O Banco de Perucas não tem um fluxo intenso de atendimentos, mas mantém mensalmente empréstimos e devoluções de Vitoriosas de Xanxerê e região. Em 2017, a prevalência nos empréstimos ocorreu novamente nas pacientes de câncer de mama, de Xanxerê e na faixa etária de 40 a 65 anos. Esse é o quadro geral dos atendimentos, porém existem atendimentos realizados para pessoas de outros municípios, outras faixas etárias e também de outros tipos de câncer, já que a RFCC atende mulheres com todos os tipos da doença.

O Que mais movimenta o Banco de Perucas hoje em dia são as doações de cabelos. Moníca Gazziero explica que as doações são feitas quase que diariamente e cada vez mais as pessoas estão doando os cabelos da forma mais correta e cabelos mais compridos. “Assim nós podemos aproveitar melhor essas doações, coisa que no início não ocorria tanto. Esses cabelos estão fazendo com que possamos manter o serviço, adquirir novos estoques de perucas, lenços echapeis”, afirma.

Atendimentos no Banco de Perucas

O espaço conta com serviço especializado no atendimento das Vitoriosas que chegam até a instituição buscam uma opção para a perda do cabelo com o tratamento quimioterápico. A psicóloga conta que a perda do cabelo representa uma série de conflitos para a paciente, uma vez que o cabelo é simbólico socialmente e representa toda feminilidade. “Ao ficar careca, a mulher expressa para a comunidade esse momento mais frágil da vida. A maioria tem perda na autoestima, alteração na imagem corporal e dificuldades em se olhar no espelho, de se tocar e até mesmo vergonha de sair na rua. Isso gera quadros de ansiedade, depressivos e uma série de fatores psicológicos”, aponta.

O Banco de Perucas da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê foi o primeiro do Estado a oferecer perucas de todos os tamanhos e cores a mulheres que passam pelo tratamento de um câncer. O funcionamento acontece com agendamento prévio, através do telefone 49 34337444, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min. As pacientes são atendidas por uma equipe treinada, formada pela psicóloga Mônica Gazziero, pela secretária Alana e pela coordenadora da Sede e também fisioterapeuta Michele Barbieri, que auxiliam na escolha e adaptação das perucas. Uma cabeleireira voluntária faz os retoques sempre que necessário, para adaptar a peruca conforme a necessidade de cada paciente.

Ascom RFCC/Larissa Damian Trevisan

RFCC proporciona nova opção com perucas infantis RFCC proporciona nova opção com perucas infantis