Notícias

15 de junho de 2016 - 16:45 | Geral

Filme com história emocionante une alunos de Abelardo Luz e as Vitoriosas da RFCC

Filme com história emocionante une alunos de Abelardo Luz e as Vitoriosas da RFCC

Lágrimas nos olhos, emoção à flor da pele e um sentimento que mostra que pessoas desconhecidas podem se preocupar com o outro e querer dias melhores. Vitoriosas participaram de uma atividade diferenciada na Oficina do Saber realizada na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê. A dinâmica concentrou-se no filme “Cartas para Deus” e, em seguida, a distribuição de cartas dos alunos da matéria de Língua Portuguesa da Unidade Descentralizada de Ensino Fundamental e médio de Abelardo Luz.

O contato aconteceu através da professora, Ivonete Bogo, que assistiu ao filme e teve a ideia que os alunos escrevessem cartas para as Vitoriosas. Aproveitando isso, a equipe da RFCC reuniu a ideia das cartas junto com a atividade da Oficina do Saber. De acordo com a psicóloga da Rede Feminina, Mônica Gazziero, o filme conta a história de um menino com câncer que escreve cartas para Deus de uma forma positiva, buscando manter a rotina diária e com cuidado com todos que estão à sua volta.

O foco da atividade é mostrar que as Vitoriosas precisam ter esperança, manter a rotina, viver a vida e fazer o tratamento. “A maior lição que fez com que tivéssemos vontade de trabalhar o filme é a esperança, o cuidado com que o menino tem com todos a sua volta mesmo estando doente e precisando de ajuda. Queremos mostrar que é possível viver um dia de cada vez. E as pessoas precisam aprender a lidar com a morte, porque essa é uma certeza para todos”, argumenta. Além disso, a pergunta que fica é “Que carta você escreveria para você mesmo?”. A psicóloga lembra que quando o problema é com a própria pessoa é diferente, por isso é preciso questionar como que a pessoa pode se ajudar nesse momento, trabalhar os pensamentos para que consiga passar da melhor forma essa fase.

A Oficina do Saber acontece algumas vezes no ano com o intuito de sempre trazer algo novo para as Vitoriosas com novas informações.

Filme com história emocionante une alunos de Abelardo Luz e as Vitoriosas da RFCC Filme com história emocionante une alunos de Abelardo Luz e as Vitoriosas da RFCC Filme com história emocionante une alunos de Abelardo Luz e as Vitoriosas da RFCC Filme com história emocionante une alunos de Abelardo Luz e as Vitoriosas da RFCC