Notícias

6 de maio de 2016 - 19:05 | Geral

Doação de cabelo é uma oportunidade de melhorar a autoestima de pacientes com câncer

Doação de cabelo é uma oportunidade de melhorar a autoestima de pacientes com câncer

Você está com os cabelos compridos e pensa em mudar o visual? Já pensou em aproveitar o cabelo que vai cortar e fazer uma doação à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê? Essa é uma oportunidade de se sensibilizar com a causa e ajudar as pessoas que passam por tratamentos de câncer e perdem o cabelo e, com isso, também a autoestima.
A Rede Feminina trabalha com o Banco de Perucas que é um espaço específico para receber pacientes de toda a região para experimentarem perucas e lenços e fazerem os ajustes necessários para começar a usar esses acessórios.

A perda do cabelo representa conflitos para as pacientes, já que o cabelo é simbólico socialmente e representa a feminilidade. Sem os cabelos, a maioria das mulheres tem dificuldade de se olhar no espelho, sentem vergonha de sair à rua e geram até mesmo quadros depressivos.

A doação de cabelo, de lenços e até mesmo de quantias em dinheiro é uma forma de ampliar a quantidade de perucas do banco da RFCC de Xanxerê e colaborar com as mulheres que passam por esse momento difícil da vida. As doações são repassadas para uma empresa que reverte esse material em perucas. De acordo com a responsável pela empresa, Morgana E. Cendron, os cabelos à serem doados devem ter entre 20 a 30 centímetros, porque as perucas são confeccionadas em tela. Caso, o comprimento seja menor, é possível que apareça a costura, deixando o acabamento de má qualidade. Além disso, quanto maior o comprimento, melhor o corte que pode ser feito na peruca, deixando a paciente com o aspecto do cabelo natural.

Como fazer a doação?

Para que possa ser doado, o cabelo deve ser cortado de uma forma específica para que seja armazenado corretamente. O cabelo deve ser medido conforme o tamanho que a pessoa quer doar, em seguida fazer uma trança ou um rabo de cavalo e amarrar firme com uma borracha. Podem ser feitos vários rabos para o melhor caimento do corte da doadora. O corte deve ser feito com o cabelo seco, sem chapinha ou escova. “Para garantir que o cabelo não seja rejeitado, sempre é preciso conferir se ele não está danificado por repetidos tratamentos químicos como tintura demais e se está bem cuidado, sem pontas duplas e limpo. Não é porque a pessoa pintou o cabelo que está automaticamente impedida de doar”, afirma. Os cabelos grisalhos também são bem vindos.

Para a doação, não importa a quantidade de cabelo, porque na produção das perucas é possível misturar cabelos parecidos. O importante é que haja a sensibilização e a vontade da doação. Morgana Cedron lembra que através da internet as pessoas do mundo todo divulgam doações e acabam estimulando outras a fazerem o mesmo. Há, inclusive, crianças mobilizadas em ajudar a causa. “Tenho certeza que quem recebe os cabelos se sente mais incentivado a continuar o tratamento e quem doa se sentem melhor ainda”, comenta.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê atende pacientes com todos os tipos de câncer com atividades como apoio psicoterápico, terapia ocupacional, visitas hospitalares no pré-operatório ou pós-operatório imediato, visitas domiciliares quando as pacientes estão impossibilitadas de frequentar a sede e acompanhamento dos tratamentos oncológicos pelas profissionais técnicas da entidade. A sede da entidade está localizada na Rua Marechal Bormann, 351, 1º andar, centro.