Sobre

O que é a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC)

É uma Organização Não Governamental (ONG), de caráter filantrópico, que por finalidade a luta social no combate ao câncer. Sua missão nada mais é do que tentar compartilhar um momento de fragilidade, que o ser humano sente quando está com câncer, em que precisará de informação, carinho e muito amor.

Tal missão é exercida pelas voluntárias, que muito mais que preenchem o tempo com uma simples atividade, doam-se com humildade e dedicação a uma causa na qual acreditam.

Quem pode participar ?

Qualquer mulher, em qualquer faixa etária, com qualquer tipo de Câncer, e em qualquer situação econômica pode ir até a sede da Rede, munida de seus documentos pessoais (RG, CPF, cartão SUS), comprovante de residência e biópsia.

A RFCC em Xanxerê

Em 21 de agosto de 1989, com a presença da Sra Ina Moelmann, então presidente estadual da RFCC, fundou-se a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê, tendo como Rede-Madrinha a entidade de São Miguel do Oeste e, como presidente a Sra Cilda Marchi. Também foram presidentes a Sra Silvana Romani (até o ano de 1994), a Sra Elovir Orsatto (de 1997 a 2003), a Sra Rita Guazzelli Pezzali (de 2003 a 2011), a Sra Ana Maria Covatti (de 2011 a 2013), sendo atualmente presidente, novamente, Rita Guazzelli Pezzali.

A Diretoria que assumiu a entidade em maio de 2003, priorizou a criação de uma Sede, que até então não havia, a fim de prestar apoio efetivo e continuado às mulheres portadoras de câncer da cidade e região nas áreas de psicoterapia, fisioterapia e terapia ocupacional.

Tal sede foi inaugurada em 5 de dezembro de 2003, graças ao apoio do empresário Luiz Alberto Boni, que cedeu imóvel de sua propriedade, reformou-o e até hoje permite sua ocupação sem qualquer ônus para a entidade; além do apoio da comunidade xanxerense que colaborou com a confecção do primeiro volume de “Sabor e Saúde”, cuja venda possibilitou equipar a sede.

Desde então incontáveis mulheres têm frequentado a sede da entidade, onde é oferecido:

  • Psicoterapia Individual e em Grupo;
  • Fisioterapia;
  • Terapia Ocupacional através de oficinas de artesanato epintura em tecido;
  • Aulas de Ginástica e Dança;
  • Oficinas de Música e Informática;
  • Próteses Mamárias externas através de convênio com o CEPON;
  • Perucas, lenços e chapéus, por empréstimo, através do banco de Perucas da entidade, para uso durante tratamento quimioterápico, quando necessário;
  • Visitas hospitalares no pré-operatório ou pós-operatório imediato;
  • Visitas domiciliares quando impossibilitadas de frequentar a sede;
  • Suporte medicamentoso e higienodietético quando necessário;
  • Acompanhamento de seus tratamentos oncológicos pelas profissionais técnicas da entidade.

DIRETORIA 2017/2019 da RFCC Xanxerê

Presidente: Rita Mauricea Guazzelli Pezzali
Vice- Presidente: Margarida Maria Acadrolli
Primeira Secretária: Marivete Brunel Zaffari
Segunda Secretária: Andressa Alessio
Primeira Tesoureira:  Vanilde Teresinha Winckler
Segunda Tesoureira: Roselei Salete Greiner Zago
Conselho Fiscal: Cleciema Wustro (presidente), Jussânia S. Zaffari e Aides Terezinha Wustro