Notícias

11 de julho de 2018 - 12:02 | Geral

RFCC participa de abertura oficial da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher

RFCC participa de abertura oficial da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher começou a fazer os atendimentos na segunda-feira, 09, junto à Secretaria de Saúde, na Rua Coronel Santos Marinho. A vinda da unidade para o município se deu em uma parceria com a Prefeitura Municipal e o Sesc e serão feitos mais de mil exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos e mais mil exames citopatológicos para a prevenção do câncer de colo de útero para mulheres entre 25 e 64 anos.

Durante a solenidade de abertura oficial, integrantes da Diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê se fizeram presente prestigiando o evento. De acordo com a vice-presidente, Margarida Maria Acadrolli, essa ação é fundamental para reduzir as filas de espera para os exames de mamografia, além de agilizar os exames de citopatológicos, porque o câncer é uma doença muito agressiva e a prevenção é a melhor opção, já que quando diagnosticado antecipadamente há uma maior sobrevida. “Na Rede Feminina, nós trabalhamos pela prevenção, sempre batalhamos por isso, porque depois que a pessoa é diagnosticada, o tratamento é muito agressivo”, afirma.
A unidade contempla uma sala de mamografia com mamógrafo digital, sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica, banheiro e uma tenda aonde é feito o acolhimento da paciente. Além disso, uma profissional trabalha com o setor educativo e de conscientização em escolas, grupo de mães e onde haver demanda no município. De acordo com a secretária de saúde, Irene Goralski, a Câmara de Vereadores tinha repassado um valor destinado à realização das mamografias, que também era um pedido feito pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê pela demanda. “Como a Secreataria de Saúde conseguiu a vinda da Unidade Móvel do Sesc, poderemos usar esse recurso vindo do poder legislativo para fazer o acompanhamento. Muitas mulheres reclamam que fazem a mamografia e não tem os outros exames para um diagnóstico correto. Essa ação será essencial e para nós o trabalho feito pela RFCC supre várias deficiências, já que se toda essa demanda viesse para a saúde, nós não conseguiríamos fazer todo esse trabalho, que é de acompanhamento e de cuidado com a paciente. A Rede Feminina pega a paciente e coloca no colo com amor e isso faz a diferença”, explica.
As mulheres que estão no aguardo para fazer o exame, devem procurar a Secretaria para fazer a inscrição e agendar a data e horário.

RFCC participa de abertura oficial da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher