Notícias

5 de maio de 2016 - 19:10 | Geral

RFCC de Xanxerê participa de mobilização nacional da Femama

RFCC de Xanxerê participa de mobilização nacional da Femama

Para lembrar o Dia Mundial do Câncer, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) anuncia uma ação de mobilização nacional. A iniciativa consiste em encaminhar, por meio das instituições associadas à federação, um ofício aos secretários de saúde estaduais e municipais de cada localidade.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê realizou a entrega do documento na última quarta-feira (4) para o secretário municipal de saúde e também enviará correspondência ao deputado estadual, Gelson Merísio a cerca do assunto.

O documento tem como objetivo sensibilizar e aumentar o engajamento por parte do poder público para as principais questões que envolvam a criação de políticas com foco no acesso igualitário ao tratamento de câncer de mama avançado. A participação das organizações associadas à Femama potencializa o trabalho e coloca em evidência a necessidade a ação das autoridades de saúde.

O Dia Mundial do Câncer, promovido pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), traz este ano a necessidade de promover o tratamento para todos e ampliar a qualidade de vida dos pacientes, além de lembrar a importância da adoção de um estilo de vida saudável e da valorização das práticas de diagnóstico precoce.

Para Todas as Marias
Essa ação da Femama está ligada à campanha “Para Todas as Marias”, que visa garantir o direito igualitário ao tratamento para o câncer de mama avançado no Brasil. Com forte presença no meio digital, o site www.paratodasasmarias.com.br reúne informações sobre os direitos da paciente com câncer de mama avançado, vídeos com depoimentos e um geolocalizador com a indicação de instituições filantrópicas de apoio a mulheres com câncer de mama em todo o país.

Outra iniciativa importante da campanha foi a criação de uma petição on-line. O objetivo da ferramenta, que em pouco tempo já conta com mais de 3 mil assinaturas, é mobilizar a população em prol do tratamento igualitário do câncer de mama avançado, por meio da inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS) de um medicamento inovador já comercializado no Brasil e hoje disponível apenas para pacientes que contam com planos de saúde.

Cenário do câncer de mama no Brasil
O câncer de mama ainda é o tipo de tumor mais comum entre as brasileiras, depois dos casos de pele não melanoma. Segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU), cerca de metade das usuárias do SUS diagnosticadas no país em 2010 já estavam em estágio avançado.

A cura do câncer de mama depende do estágio em que a doença for diagnosticada. No caso de metástase, as chances são menores. Por isso, essa fase da doença é responsável por 90% dos óbitos. O tratamento para câncer metastático é realizado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover o controle de sintomas por toda a vida da paciente.