Notícias

29 de agosto de 2017 - 13:49 | Geral

Dia 29 de agosto é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Dia 29 de agosto é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado no dia 29 de agosto para incentivar ações de mobilização junto às comunidades sobre os danos causados aos fumantes e a todos que estão ao seu redor. O tabagismo é uma doença classificada pela Organização Mundial da Saúde como dependência da droga nicotina. Essa droga está presente em qualquer derivado do tabaco como o cigarro, charuto, narguilé…

O cigarro é considerado a principal causa de morte evitável no mundo, sendo responsável por milhões de óbitos todos os anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) a substância atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos depois de absorvida, enviando substâncias químicas à corrente sanguínea que dão sensação de prazer e bem-estar.  A nicotina reduz o tamanho das artérias, aumentando os batimentos cardíacos, o alcatrão diminui a elasticidade do pulmão e o monóxido de carbono compete com o oxigênio, fazendo com que a pessoa tenha falta de ar com frequência.

A Lei Federal foi criada em 1986 com o intuito de normatizar o controle do tabagismo tendo ele como problema de saúde pública. O tratamento é relacionado com o autoconhecimento do paciente sobre as razões de fumar, sobre como resistir a vontade de fumar e sobre como viver sem o cigarro.