Notícias

20 de julho de 2016 - 13:57 | Geral

Coleta do Papanicolau é essencial para prevenção do câncer de colo de útero

Coleta do Papanicolau é essencial para prevenção do câncer de colo de útero

Uma das maneiras mais fáceis de prevenir qualquer tipo de doença é fazendo consultas anuais com os médicos especialistas na área. Não é diferente com o câncer de colo de útero que cada vez mais acomete pessoas jovens.

A prevenção desse tipo de câncer pode ser feita de duas maneiras. A primeira é com a vacina do HPV que é disponibilizada pela Sistema Único de Saúde para meninas de 9 a 13 anos em campanhas pontuais. A segunda maneira é através de coleta anual do exame citopatológico (preventivo) a partir dos 20 anos, ou antes disso com vida sexual ativa, até o fim da vida. Os dois tipos de prevenções se complementam e mesmo as mulheres vacinadas com idade a partir dos 20 anos deverão fazer o preventivo periodicamente.

O câncer de colo de útero é uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV, o papilomavírus humano. Alguns riscos favorecem o aparecimento dessa doença é o sexo desprotegido com múltiplos parceiros, histórico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (HPV), tabagismo, idade precoce da primeira relação sexual. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Geralmente quando os sintomas aparecem o câncer já está em estágio avançado. Os principais sintomas são: corrimento persistente de coloração amarelada ou rosa e com forte odor, sangramento após o ato sexual e dor pélvica.

A rede pública disponibiliza a coleta gratuita do preventivo em todas as Unidades Básicas de Saúde. Abaixo está descrito os dias e horários para realizar a coleta em cada UBS. Essas informações foram colhidas no mês de julho. Para maiores informações, entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde.

 

Coleta Gratuita nas UBS

Aparecida – Terça-feira à tarde livre demanda

Bortolon – Terça-feira manhã agendado

CAIC – Quinta-feira manhã agendado

Castelo Branco – Sexta-feira dia todo agendado

Esportes – Sexta-feira manhã agendado

Hélio dos Anjos Ortiz – Sexta-feira manhã agendado

João Winckler – Quinta-feira manhã agendado

Nossa Senhora de Lourdes – Sexta-feira manhã agendado

São Romero – Quarta-feira manhã livre demanda

Tacca – Quinta-feira manhã livre demanda

Tonial – Terça-feira manhã agendado

Vila Sésamo – Terça-feira tarde e quarta-feira manhã agendado